domingo, 5 de setembro de 2010

Como saber se ele está mentindo

Se você desconfia de seu companheiro, esse pode ser um forte indício que ele realmente está mentindo. Pelo menos, é isso que afirma Dan Crum, ex-agente do serviço de inteligência dos EUA (CIA). Especializado em comportamento humano, ele é autor do livro “Será que ele mente para você?” (Editora Gente), no qual explica como é possível detectar as atitudes de um mentiroso.

Para ele, não é difícil identificar uma mentira, o segredo está em perceber a forma como a desculpa é dita – geralmente são respostas ausentes, explicações exageradas e muita insegurança. Os sinais do corpo também são grandes delatores: os braços ficam agitados, as mãos trêmulas e os pés inquietos.
Em 176 páginas, Dan Crum ensina como identificar os tipos clássicos de “lorotas” masculinas, da falácia, que é a mentira proposital, até a omissão, a famosa “história malcontada”, além de dicas para não cair mais na conversa mole deles. Confira algumas passagens interessantes do livro:

Por que os homens mentem?

Lorota: É o motivo mais comum de mentira. Não é dita com a intenção de prejudicar alguém, mas apenas para dar um up-grade na própria imagem. O moço diz que é rico, inventa viagens internacionais e até sugere que seu Q.I. é acima da média, segundo um teste que fez.
Cortesia: Mente para agradar a mulher. A mentira, nesse caso, geralmente vem em forma de elogio e, convenhamos, não é tão mal assim. Por exemplo: o cara achou a sua roupa péssima, mas diz que tudo fica bonito em você. Tem mais: diante da pergunta “Eu engordei?”, ele invariavelmente responderá “não” – apesar de ter percebido o considerável ganho de peso.
Privacidade: Ele quer apenas se preservar, então mente sempre “para menos”, como não falar o salário real ou minimizar os próprios bens. É um tipo de mentira bem rara entre os homens, já que eles costumam aumentar muito os seus dotes.
Mentira simples: É aquela descarada, para enganar mesmo, sem dó. Geralmente são mentiras maliciosas e bem racionais, arquitetadas em guardanapos de papel na mesa do bar.

0 comentários:

Postar um comentário